sábado, 16 de julho de 2016

MATERNAL - ATIVIDADES

JOGOS E  ATIVIDADES:
1- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
2- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
3- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
4- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
5- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
6- Apresentação das cores.
7- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança ( adaptando nossas músicas, cantando como cantigas de roda) estimulando partes do corpo.
*Criação de bandinha para os momentos de louvor. Construa instrumentos, cuide para que cada criança receba os mesmos instrumentos para não haver briga. Se aparecer um instrumento diferente, cuide para que haja acordo, caso a criança queira o instrumento do colega.

8- Contos de histórias curtas.

9- Coordenações  motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
10- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
11- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas e professores.
12- Utilize a garrafa da calma, que vai ajuda-los a acalmá-los em alguns momentos.
13- Utilize a música que ensina que esta na hora de guardar os brinquedos, eles obedecem ao ouvir a música.
14- – Permitir que participem durante a história.
*. Combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
*. Distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. Ex. na história da ovelha perdida prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
15- Procurar brincar com objetos que lembrem o estudo dado. Exemplo: Estudo da arca de Noé – brincar com barquinhos, animais de plástico,  bonecos e bonecas sendo obedientes em suas casas, etc.
Fonte: http://bauderecursosmi.blogspot.com.br
 Espero que gostem, compartilhem nossas ideias!! Fiquem com Deus!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário