terça-feira, 9 de agosto de 2016

MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS


Dinâmica Agarre o Lenço revisão dos nomes dos livros da Bíblia.

Idade: de 9 a 12




Participantes: 10 ou mais

Divida as crianças em dois times e coloque-os
de frente um para outro, a uma distância de dez
metros. Começando pela esquerda de um time, dê
a cada criança o nome de um livro da Bíblia. (Ou
peça às crianças que se “nomeiem” com os livros,
começando por Gênesis e seguindo na ordem
bíblica.) Vá então para a direita do outro time e
faça a mesma coisa; os livros devem ser os mesmos
para os dois times. (Veja ilustração.)
No centro do corredor formado pelos times,
coloque um lenço, uma bola ou outro objeto.
Chame um livro, por exemplo “Êxodo”. As
crianças chamadas Êxodo correm para pegar o
lenço. Quem conseguir pegar, corre de volta para
seu lugar, e faz um ponto para seu time. Se a criança
com o lenço for pega pelo adversário, o outro time
ganha um ponto.
Esta brincadeira é ótima para um grupo grande
de crianças, como em acampamento ou Escola
Bíblica de Férias.





DINÂMICAS DE MEMORIZAÇÃO


DINÂMICA DE MEMORIZAÇÃO: POTE DE DESAFIOS





Prepara o “Pote do Verso para Memorizar”. Em tiras de papel escreva dez atividades como, por exemplo, “Fique em pé e recite o verso áureo”; “Vire para a esquerda e repita o verso áureo”; “Cruze os dedos e repita o verso”; “Segure a ponta do nariz e repita o verso” e assim por diante. Dobre as tiras de papel e coloque-as no pote. No início da Escola Bíblica, permita que as crianças decorem o pote com adesivos.





DINÂMICA DE MEMORIZAÇÃO: ME AJUDEM POR FAVOR!!



Escreva o verso na lousa. Então fique de costas para ele e diga às crianças que você acha que já pode recitá-lo perfeitamente. Diga: Se eu não souber alguma palavra, vocês me ajudem, por favor. Caso esteja ensinando I João 2:6: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”, comece dizendo: “Todo menino e menina que ...”. Permita que as crianças corrijam seu erro. Comece novamente com a primeira palavra do verso, dizendo: “Aque-le” e então “que fala” em vez de “diz”. Continue dessa forma ao longo do verso substituindo por sinônimos. Quando chegar ao fim do verso, diga: “Acho que preciso da ajuda de vocês para falar o verso”.




DINÂMICA DE MEMORIZAÇÃO: VERSO OCULTO



Use giz de cera branco para escrever o seguinte verso em uma cartolina branca:


“O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” - I João 1:7.


Então permita que cada criança tenha a oportunidade de pintar com tinta vermelha uma palavra do verso. Sigam repetindo as palavras até que tenham sido totalmente pintadas e o verso completo possa ser visto.



VERSÍCULO ESCONDIDO


Versículo escondido


Depois de apresentar o versículo, reproduza-o numa cartolina antes da aula, corte em palavras e esconda os pedaços pela sala. No momento da memorização peça aos alunos para procurarem os pedaços e colocarem em ordem.



Dinâmica de memorização: Código Numérico




Escreva o versículo em código na cartolina. Os alunos irão trocar o número pela letra correspondente.

Obs: Só escreva a referência bíblica quando todos decifrarem o código.

A - 1; B - 2; C - 3; D - 4; E - 5; F - 6; G - 7; H - 8; I - 9; J - 10; L - 11; M - 12; N - 13; O - 14; P - 15; Q - 16; R - 17; S - 18; T - 19; U - 20; V - 21; X - 22; Z - 23.





Dinâmica de memorização: De traz pra frente



Escreva o versículo a ser memorizado em código no quadro. As palavras estarão escritas de traz para a frente. Os alunos deverão pegar uma folha de papel e um lápis e tentar escrever o versículo da forma certa. Depois deverá citá-lo corretamente e memorizá-lo. os demais alunos farão o mesmo, conforme vão descobrindo o segredo.

Obs: Só escreva a referência bíblica no quadro, quando o código for descoberto



Você conhece a vida do seu Salvador?
   Olá! As férias se foram, me diverti muito (depois eu conto) e fui preparar minha aula da EBD. Deu um pouco de trabalho, pois adaptei um jogo de trilha. Mas com a ajuda da minha irmã Sandra (Deus a abençoe), o jogo ficou ótimo e foi a maior alegria com as crianças da nossa igreja. Quero compartilhar com vocês e espero que o façam, porque foi muito divertido.
   Este jogo tem como finalidade testar o conhecimento das crianças ou adolescentes, sobre a vida de Jesus. Leva aproximadamente 01 hora e 30 minutos. É necessário:
·         Folhas de sulfite,
·         Apoio firme para a escrita,
·         Lápis e
·         Tampinhas coloridas (refrigerante) em número exato para os alunos. As tampinhas devem ser postas em um saco escuro, onde deverá tirar cada um, a cor que corresponde ao seu grupo, como sorteio.
·         Um versículo bíblico, onde, no começo da aula, você pode fazer uma dinâmica de memorização, pois será utilizado no jogo.
                                                       Dividido os grupos, começa assim:
   Todos começam na entrada. Fazer a 1ª pergunta (que estão abaixo), quem responder corretamente, pula 01 casa e assim por diante. Porém, se ninguém souber responder, chamar um aluno de cada grupo e com a bíblia na mão esquerda levantada e a direita na coxa, você cita o endereço bíblico e quem achar 1º, anda uma casa. Fique atento para ouvir quem lerá primeiro para não ser injusto.
   Em cada resposta, procure dar uma explicação para reforçar a memorização e aprendizagem sobre a palavra de Deus.
   No jogo terá 15 charadas, guardadas em envelopes, fixado na casa, aleatoriamente, sendo 05 para cada grupo. Respondida a charada, o grupo ganha um bombom (cada um). Porém, terminada as perguntas e ninguém atingiu a chegada, as charadas começam a valer como “pule uma casa” e não o bombom.
   Vence quem chegar primeiro. A premiação pode ser medalhas, caixa de Bis ou o que achar melhor.

                                                  Perguntas
1º Quais são os 04 livros da bíblia que falam sobre a vida de Jesus?                                       Mateus, Marcos, Lucas e João.
2º Qual o nome do homem que batizou JesusJoão Batista. Mateus 3:13
3º Quando satanás desafiou Jesus a transformar pedra em pão, qual foi a resposta de Jesus? Não só de pão viverá o homem. Mateus 4:4
4º Quando satanás levou Jesus ao ponto mais alto do templo e O tentou a provar que era o Filho de Deus, incentivando–o que se jogasse dali, qual foi a resposta de Jesus? Não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:7
5º Satanás levou Jesus a um alto monte e ofereceu-lhe os reinos do mundo se Jesus o adorasse, qual foi a resposta de Jesus? Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Mateus 4:10.
6º O que Jesus multiplicou para alimentar a multidão e quantos foram? 05 pães e 02 peixes. Marcos 6:38
7º Qual o nome do homem que suplicou, insistentemente, a Jesus que fosse curar sua filha, sem saber que ela estava morta? E o que fez Jesus? Jairo e Jesus a ressuscitou
8º Qual o versículo em que Jesus se comparou a uma árvore e a Deus por uma profissão?  Eu sou a videira verdadeira e o meu pai é o agricultor. João 15:1
9º Quantas ovelhas o pastor deixou no aprisco para procurar a ovelha perdida? 99 ovelhas
10º Complete:  Mateus 5:3-5  Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles... (é o reino dos céus)    Bem aventurados os que choram, porque... (serão consolados)  Bem aventurados os mansos, porque... (herdarão a terra) 
11º Complete: Mateus 5:6-8   Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque... (serão fartos) Bem aventurados os misericordiosos, porque... (alcançarão misericórdia)     Bem aventurados os limpos de coração, porque... (verão a Deus)      
12º Complete: Mateus 5:9 e10 Bem aventurados os pacificadores, porque...(serão chamados filhos de Deus) Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque... (deles é o reino dos céus)   
13º Qual o nome do discípulo que pediu a Jesus que o deixasse andar na água e por ter medo em vez de fé, começou a afundar? Pedro (Mateus 14:28-31)
14º Qual o nome completo do homem que traiu Jesus? Judas Iscariotes Marcos 3:19  
15º Quantas vezes Pedro negou a Jesus antes do galo cantar duas vezes? 03 vezes (Marcos 14:30)
16º O que estava escrito no título colocado no cimo da cruz, onde Jesus foi crucificado? Jesus Nazareno, Rei dos judeus. João 19:19                
17º Porque Jesus morreu na cruz? Para perdoar nossos pecados e levar as consequências dele por nós. João 3:16
18º Qual é o discípulo que colocou o dedo nas mãos de Jesus para acreditar que Ele realmente ressuscitou? Tomé (João 20:27-29)
19º Qual foi a ordem que Jesus deixou aos seus discípulos antes de subir ao céu, mas que também é para nós? Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
20º Porque eu devo obedecer meus pais e responsáveis?  Porque é mandamento bíblico, Deus ordenou. Efésios 6:1-3
                                          Charadas
1º Aos pés de Jesus seus ensinamentos ouvi, enquanto trabalhava minha irmã. Quem é a minha irmã? Marta
2º Sou filho mais moço, viajei para um país distante e gastei todo o meu dinheiro. Quem sou eu?  O filho pródigo
3º Das pedras vi surgir às leis. Quem sou eu? Moisés         
4º Cite 03 livros da bíblia que começa com T. Tiago, Tito e Timóteo.
5º No ventre de um animal eu orei. Quem sou eu? Jonas
6º Sou pequeno, mas sobre a árvore grande fiquei para ver Jesus passar. Quem sou eu? Zaqueu
7º Nas costas carreguei um Rei e sobre palmas caminhei. O que sou? Jumentinho
8º Cite 03 personagens da bíblia que começa com S.  Saul, Samuel e Salomão.
9º Sou o homem através de quem Jesus provou ter poder sobre a morte. Quem sou eu?       Lázaro
10º Cite 03 personagens da bíblia que começa com M.  Moisés, Mateus e Marcos.
11º Uma espada puxei e uma orelha foi ao chão. Quem sou eu? Pedro
12º Ajudei um judeu que foi assaltado, espancado e deixado para morrer. Quem sou eu? O bom samaritano
Do 13º ao 15º Fale o versículo de hoje. Coloque o versículo no último envelope, porque todos do grupo finalista devem falar sem errar. Se errar, passa a vez, até concluir o vencedor.


PARE, ESPERECONTINUE

Objetivo: Levar as crianças a meditarem nos versículos e aplicarem seus eninos ao viver diário.

Reproduza o farol de trânsito em cartolina ou papel-cartão escuro e recorte-o. Desenhe três circulos - verde, amarelo e vermelho - em papel fantasia ou laminado e cole-os no farol.
Segure o farol em frente as crianças e aponte um dos círculos, para que as crianças recitem um versículo relacionado à ordem indicada ou prepare os versículos em papeis e coloque num envelope e as crianças deveram tirar um versículo e apontem no farol o sinal indicado. Por exemplo, se o sinal for o PARE, elas deverão recitar os versículo ou apontar para o sinal que nos ordene a não fazer alguma coisa.
Sugestão de versículos

"Afastem-se de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5.22) - PARE
"Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência..." (Salmo 37.7) - ESPERE
"Vivam como filhos da luz" (Efésios 5.8) - PROSSIGA

Modelo do Farol



Fonte: 52 Maneiras de Memorizar a Bíblia - Atividades simples para crianças de 2 a 12 anos - Editora Shedd Kids




Ensinando a Bíblia com Criatividade!


Brincando com Cartões

Cartões:
1.Repetir o Versículo Dançando
2. Repetir o Versículo Chorando
3. Repetir o Versículo Tocando Guitarra
4. Repetir o Versículo com a Mão na Cabeça
5. Repetir o Versículo Pulando
6. Repetir o Versículo com as Mãos nos Olhos
7. Repetir o Versículo de Pé
8. Repetir o Versículo Cantando
9. Repetir o Versículo de Um Pé Só
10. Repetir o Versículo Gritando
11. Repetir o Versículo Cochichando
12. Repetir o Versículo Lendo na Bíblia
13. Repetir o Versículo Batendo Palmas
14. Repetir o Versículo Dando Guargalhada
15. Repetir o Versículo Enchendo Balão

Método em Prática:

Pedir uma criança para escolher um cartão (de forma que eles fiquem virados) e repetir o versículo de acordo com o que se pede no mesmo. Depois escolha outra criança, e assim sucessivamente, de forma que as crianças brinquem memorizando o versículo.



Obs. 1:
Imprima os cartões em papel grosso (opaline) branco, recorte e cole em papel cartão colorido e depois plastifique com papel contact para melhor conservação.



Boa Aula!


Nenhum comentário:

Postar um comentário