quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CORAÇÃO E O PECADO

Criei esse coração grandão pra ajudar nas lições que fala sobre pecado. Como começamos a contar a bíblia do inicio, então começamos no pecado de Eva e Adão, nessa hora paramos a lição e perguntamos pra cada criança alguns pecados que nos afasta de Deus, de acordo com cada resposta vamos transformando o coração, começa com carinha feliz, pois Deus nos criou com coração puro





E depois de acordo com cada resposta das crianças fomos colando as manchinhas... mentira, desobediência, preguiça, inveja, brigar amiguinho, falar palavrão e etc... rsrsrs








... E no final o coração fica bem triste e muito sujinho. Dai perguntamos pras crianças como limpar esse coraçãozinho??? Espera eles responderem. E dai vc começa a falar do sacrifício de Jesus por nós na cruz, que Ele morreu para perdoar nossos pecados, nos purificar, limpar nosso coraçãozinho de todo pecado. E quando pecamos e confessamos a Deus, nos arrependemos, Ele vem e perdoa e nem se lembra mais... Dai vamos tirando as manchinhas e o coração fica feliz e limpinho.



No final cantamos o corinho - "O Sabão" (vc pode levar sabonete, bucha divertida, escovão pra chamar a atenção da criançada)


E tem outra musiquinha que gosto muito da turma do barulho: 
"Limpa o meu coração Jesus!"
Vc pode cantar ela depois que as crianças falarem os pecados que nos afasta de Deus 


Limpa o meu coração Jesus
Limpa o meu coração Jesus
O meu coração te dou para enchê-lo de amor
Limpa o meu coração Jesus.

Tira a maldade, tira a inveja
Tira a mentira, tira o ódio
Tira a preguiça, a desobediência
Tudo que não presta tira do meu coração.

Põe a bondade, a felicidade
Põe a verdade do teu grande amor
Põe a vontade de obedecê-lo
Tudo que é bom
Põe dentro do meu coração.
Link musica- http://letras.mus.br/turma-do-barulho/1612008/


Moldes






Como fazer o coração? Você vai precisar de:
2 eva vermelho
1 pedaço de eva preto 
1 pedaço de eva branco
1 pedaço de eva azul claro
1 pedaço de eva creme
tesoura
cola quente
2 pct grande de algodão para preencher o coração
velcro vermelho (caso não tenha pinte ele de vermelho)
moldes abaixo



Corte no eva vermelho dois corações grandões (mesmo tamanho), cole um no outro, deixando abertura para preencher com o algodão, para ficar fofinho. Depois de preenchido todo coração cole a abertura. e cole uma tira para poder prender no pescoço.






Lembrancinha:
Fiz dois corações em eva pregados nos pirulitos com fita dupla face. Um coração limpinho e feliz (pirulito em forma de coração) e o outro coração sujinho (pirulito roxo que suja a língua) Pra mostrar que o pecado é igual ao pirulito que suja a boquinha, o pecado suja o coração. Mas Jesus vem e limpa!
blog: http://tiaruthinha.blogspot.com.br/2015/09/coracao-grandao-em-eva.html


1. A Dinâmica do Coração Sujo:

Utilizei também um exemplo prático: Pequei uma metade de uma garrafa pet transparente e coloquei água dentro dela e disse que Deus nos fez a sua semelhança e nos deu vida, mas o homem escolheu o pecado. Então peguei um vidrinho de iodo que havia enrolado em um papel preto e coloquei algumas gotas na água enquanto ia falando do pecado que o homem escolheu: matar, roubar, falar palavrão, mentira, e perguntei para as crianças o que mais era o pecado? Então a água ficou preta. Fiz isto quando falei que Deus ia destruir a terra por causa do pecado do homem.


No final quando falei que Noé agradeceu a Deus e que a arca havia sido o seu lugar de salvação, eu disse que Jesus é o nosso lugar de salvação. Neste momento peguei um vidrinho que havia desenhado um coração nele com papel color set vermelho, e estava com água sanitária dentro, e falei que Jesus derramou o seu sangue pelos nossos pecados. E enquanto falava de Jesus eu derramava a água sanitária na água suja de iodo, e falava do amor de Deus por nós, que Jesus morreu por nos amar, e somente Ele, pois nunca pecou, poderia nos tornar de novo a semelhança de Deus. A água então ficou limpa e eu disse que quando aceitamos Jesus podemos ter comunhão com Deus. Mas às vezes iremos pecar, mas temos que pedir sempre a Jesus o seu perdão, porque Deus quer que vençamos o pecado, para isto temos que orar sempre, ir a igreja, e ler a Bíblia todos os dias. Neste momento podemos então perguntar: Você gostaria de aceitar Jesus na sua vida? Você reconhece que precisa dEle? Então repita comigo esta oração: Senhor Jesus eu sei que sou pecador, e sei que o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. Perdoa os meus pecados, me limpa e me purifica de todo mal, pois quero o Senhor como o meu Senhor e salvador, eu te recebo e entrego a ti a minha vida. Em teu nome Jesus, amém!
Espero que esta sugestão seja uma benção na sua vida! Ore, se disponha, e Deus te usará para ganhar muitas almas para o Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!








Garrafa (com água sanitária) representando o sacrifício de Jesus, para limpar o coração sujo (água com iodo) que representa o pecado.




Blog: http://tianilma.blogspot.com.br/2012/06/fotos-historia-de-noe-dinamica-do.html?view=snapshot




História: Ana Coração

Hoje eu trouxe uma amiguinha comigo. Vocês querem conhecê-la? Seu nome é Ana. 
Vocês já pensaram no que a gente desobedecesse ou mentisse a língua crescesse? Vamos imaginar que Ana tem uma língua muito comprida.

Logo que Ana levantou, a sua mãe pediu que ela guardasse os seus brinquedos. Sabem o que ela respondeu? Ahhhhhhhh! Eu não vou guardar agora, eu tenho que brincar lá fora. Ela saiu batendo a porta. Ela desobedeceu a sua mãe. Sua língua cresceu um pouco.
No mesmo dia, quando estava na escola a professora perguntou quem estava conversando, ela mentiu, dizendo que era a sua coleguinha que estava puxando assunto. Sua língua cresceu mais um pouco.
Na hora do recreio as meninas estavam jogando queimada e como ela não foi escolhida, ficou com raiva e falou um nome feio. A sua língua cresceu mais um pouco.
Há um versículo na Bíblia que diz: "O homem vê o exterior, porém o Senhor conhece o coração". (1 Samule 16.7). Deus estava vendo o coração de ana. Que vocês acham que Deus via?
Um dia Beto convidou ana para assistir uma classe Bíblica. Ela não queria ir, mas a sua mãe insistiu tanto que Ana acabou indo. lá na classe bíblica, ana estava inquieta... puxava a saia da menina da frente, jogava papelzinho nos meninos... Mas a professora estava contando uma estória de uma menina parecida com ela. Será que ela estava falando dela? Mas a menina tinha outro nome. E a menina da estória havia mudado de vida. Por que será? Ana começou a prestar atenção na estória para saber a razão da mudança da menina. Sabem por que ela mudou? É por que ela reconheceu que era pecadora, que fazia uma porção de coisas erradas. mas o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz por ela e ela creu pedindo que Jesus fosse o seu Salvador.
A professora da classe perguntou se alguém queria aceitar o Senhor Jesus como o seu Salvador e permitir que Ele mudasse a sua vida. Ana mais que depressa levantou a mão. A professora ajudou-a a orar. Deus que sempre vê o coração, viu que agora o coração de Ana estava completamente mudado. em vez de ser mentiroso, agora era manso e humilde.
Em Jeremias 29.13 diz: "E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". O sangue de Jesus Cristo limpou todos os pecados de Ana.
No dia seguinte a mãe de Ana pediu pra ela não sair sem escovar os dentes. Ela respondeu: - Eu já vou mamãe. Da sua língua não saiu mais palavrão, ela não estava mais suja! Agora o coração de Ana era um coração alegre.


Ana lia a Bíblia todos os dias. Os seus olhos estavam bem abertos para entender a Palavra de Deus.
Ela também orava todos os dias. Como é bom conversar com Deus.


Na escola quando a professora chamou-lhe a atenção, ela disse: "Desculpa, tia Vânia, eu vou procurar nõ conversar mais durante a aula" Agora da sua boca não saíam respostas duras, nem palavrões , mas saíam corações. Na hora do recreio Ana ficou contente por que ela ajudou sua amiguinha que caiu e se machucou. não demorou muito, as pessoas começaram a observar que Ana havia mudado. Agora ela tinha um coração bondoso. Da sua boca só saiam palavras amáveis.
Salmo 119. 11: " Guardo no coração as Tuas Palavras, para eu não pecar contra ti."


Por que será que Ana mudou tanto? Ana mudou por que jesus veio morar no seu coração. Só Jesus pode transformar as nossas vidas! 


Blog: http://salinhaebd.blogspot.com.br/p/licoes-biblicas.html



CORAÇÃO DOENTE E CORAÇÃO SADIO






Coração com 50cm de largura e 40 cm altura.
Acompanha esboço da história.]


Fonte: http://criareensinar.blogspot.com.br/2012/07/coracao-doente-e-coracao-sadio.html



Explique que no nosso coração devemos guardar o que é bom. Entregue para cada criança tiras de papelonde ela estará escrevendo atitudes boas e ruins. Depois que todas terminarem socialize as respostas.


Fixe na parede um coração com um bolso e um vaso de lixo (EVA) Cada atitude errada deverá ser fixada no cesto de lixo e as boas serão guardadas nos envelopes pendurados no coração.











Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquinhas(rostinhos tristes e felizes). Oriente-as a mostrar o lado feliz cada vez que você mostrar uma atitude boa e a plaquinha triste quando mostrar uma atitude ruim.
Mostre o Livrinho das Atitudes e vá retirando as palavras.
Pergunte o que devem fazer com as atitudes ruins e as boas.
Fixe na parede um coração com um bolso e um vaso de lixo (EVA) Cada atitude errada deverá ser jogada no cesto de lixo e as boas serão guardadas no bolso do coração.



blog :http://cathiarts.blogspot.com.br/2013/03/dinamicas-legais.html


















fonte :http://jardimcoloridodatiasuh.blogspot.com.br/2013/04/molde-de-coracao-em-eva.html






Ana Coração seria uma menina como muitas outras se sua vida não fosse transformada após se encontrar com Jesus. O tema desta história é a importância de Jesus na vida das pessoas.


fonte: http://paulabelquice.blogspot.com.br/2014/05/visuais-ana-coracao-2.html



20 comentários:

  1. Muitoooo interessante!!!
    Ameiiii ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. gosteiii.. muito boas as sugestões, me ajudou muito, inclusive deixando os modelos dos corações, foram de boa ajuda. Obrigada! Valeu ae, pessoal..

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Ótimas sugestões, Deus abençoe grandemente seu ministério!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus seja louvado amei esta historinha

    ResponderExcluir
  5. Amei essas sugestões, são riquíssimas e abençoadas.
    Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
  6. Tudo muito lindo , Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei apaixonada pelos recursos visuais. Que lindo trabalho vou aproveitar ao máximo com as crianças na igreja. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Amei!! Bem dinâmico, adoroooo.!! forma leve e prazerosa de aprender a palavra de Deus! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Amei. Jesus te abençoe grandemente, por nós ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Jesus te abençoe. Já usei a ideia na minha igreja., Com as crianças, elas amaram. Obrigada por compartilhar .

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Muito edificante amei DEUS recompense vc em todas as áreas de sua vida. Vi hoje dia 02 de Fevereiro 2022 Quarta feira.

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS! DEUS ABENÇÕE SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir