quarta-feira, 13 de julho de 2016

TEATRO DIA DOS PAIS

1 - PROCURA-SE UM PAI

A criançada está procurando um pai...
Peça em 1 ato.
Personagens: Narrador, 2 crianças, vendedor, 6 pais
Narrador: Atenção, Senhoras e Senhores. O que vocês vão assistir agora é uma ficção. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência!


Entram as crianças, conversando preocupadamente.
CRIANÇA 01: Calma! Nós vamos encontrar. Vamos ver... Onde a gente pode começar a procurar? Ah! Tive um a ideia. Vamos até o shopping.
CRIANÇA 02: É mesmo dizem que lá vendem de tudo. Pode ser que venda pai também!
As crianças saem de cena. Quando o narrador começar a falar elas entram novamente em cena.
NARRADOR: As crianças correm para o shopping. Andam de um lado para o outro, olhando em todas as lojas, mas não encontram nada. Quando estão quase desistindo, uma das crianças vê uma placa grande e bonita. Que surpresa para eles! A placa dizia... "Temos todos os tipos de pais".
As duas crianças se aproximam para ler a placa, quando chega o vendedor.
Vendedor Pois não? Posso ajudar vocês?
CRIANÇA 01: Acho que sim.
VENDEDOR: O que vocês estão procurando?
CRIANÇA 02: Nós estamos querendo um pai.
CRIANÇA 01: E o cartaz diz que aqui tem todo tipo de pai.
CRIANÇA 02: É isso mesmo, "a gente" quer um pai para cuidar de nós! Você tem algum aí?
VENDEDOR: Um, não. Vários. Vocês vieram ao lugar certo. Aqui nós temos todos tipos de pais. Eu vou chamar um por um, aí vocês escolhem!
Entra o Pai Esportista - vestido com roupa de ginástica, saltitando e fazendo polichinelos.
VENDEDOR: Fiquem a vontade.....
As crianças espantadas se aproximam para conversar
CRIANÇA 01: O senhor quer ser o nosso pai?
Pai esportista (Toma as mãos das crianças e move para cima e para baixo com ritmo e começa a fazer ginástica).: Venham pra cá e façam como eu. Vocês estão fora de forma.
CRIANÇA 01: O senhor ainda não respondeu quer ser o nosso pai?
PAI ESPORTISTA: Claro! Vocês estão mesmo precisando de ginástica. Vocês treinarão duro para ter um corpo de atleta como o meu e comerão somente o necessário. Nada de comer doces, salgadinhos, refrigerantes...
CRIANÇA 02: Mas fora tudo isso aí que o senhor falou, o que mais o senhor pode nos dar?
PAI ESPORTISTA: Bem deixe-me pensar... Mais nada! Vocês serão atletas... querem mais?
Pai sai saltitando
CRIANÇA 01: Ih, esse pai esportista não daria certo nunca! Imagina só até sermos atletas estaríamos um palito!
CRIANÇA 02: O jeito é continuar procurando... Não podemos desanimar!
Entra o pai desleixado, mal vestido, barba por fazer, andar desligado, olhando pros lados.
CRIANÇA 02: O senhor quer ser nosso pai?
Pai desleixado: Vou pensar... Pode ser! Vai ser manero; mais já vou falar logo vocês podem comer besteiras, não precisam escovar os dentes, não precisam ir pra escola e muito menos para a igreja.
CRIANÇA 01: Esse aí tem um parafuso a menos.
CRIANÇA 02: É... Está realmente difícil!
O pai desleixado fica num canto.
Entra Papai Noel, carregando uma sacola pesada, rindo "ho,ho, hó" e badalando um sino.
CRIANÇA 01: Este aqui parece ser legal!
CRIANÇA 02: E o senhor quer ser o nosso pai?
PAI NOEL: Quero sim, nós vamos nos divertir muito. Tenho sempre muitos presentes para vocês, mas eu só apareço no fim do ano e vocês terão que ficar sozinhos.
As crianças balançam a cabeça e fazem cara de desânimo. Papai Noel pega o pai desleixado pelo braço e os dois saem de cena.
Entra o Pai espião, roupa preta, olhando por cima do ombro para ver se não está sendo seguido
CRIANÇA 01: Você quer ser o nosso pai?
CRIANÇA 02: Só se o senhor quiser! (olhando em volta para ver o que o pai está procurando).
PAI ESPIÃO: Vocês que sabem... Minha vida é uma grande aventura, vocês não terão um dia como o outro, terão que estar sempre fugindo sem descanso. Vocês escolhem.
CRIANÇA 01: Acho melhor não... Mas muito obrigado!
Sai o pai espião, e entra o pai desconfiado - braços cruzados e não olha ninguém no olho.
CRIANÇA 02: E o senhor quer ser o nosso pai?
PAI DESCONFIADO: Sei não, vocês estão me parecendo encrenca! Acho melhor vocês procurarem outro pai. (e sai de cena)
As crianças sentam no chão de cabeça baixa, desanimadas
CRIANÇA 01: Nós não vamos encontrar...
Entra o vendedor
VENDEDOR: O que foi com vocês? Estão tristes?
CRIANÇA 02: É, você acha que está fácil? Mas, não está não!
VENDEDOR: Ainda não acabou; só tenho mais um. Quem sabe?
O vendedor vai chamar o último pai e as crianças olham ficam olhando.
Entra o pai cristão, roupas normais, com sorriso franco, se abaixa para falar com as crianças e as olha no olho.
CRIANÇA 01: Será? E o senhor, quer ser o nosso pai?
PAI CRISTÃO: Claro que sim! Sempre cabe mais um no coração de um pai cristão. O que eu aprendi de Deus, ensinarei a vocês: que a salvação está em Cristo Jesus e a comunhão com os irmãos! Teremos momentos difíceis e também momentos bons; mas, seremos felizes.
(O pai dá as mãos às crianças e se coloca em postura de oração)
PAI CRISTÃO: Direi como o rei Salomão:"Dize à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta". Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos. Amém.
(De mãos dadas saem as crianças - sorrindo satisfeitas - com o pai)

Autor:Dr. Figueredo

               ---------------------------------------------------------------------------------------------
PAIS

Dramas dos relacionamentos familiares, pais e a importância deles; com qual deles há identificações...
Filho que não tem pai
Pai muito ocupado
Pai que não dá carinho
Pai que bate no filho

Narradora: Sabe, um pai faz muita falta, pra dar um carinho, uma bronca, um conselho, uma direção, uma correção... muitos filhos infelizmente nascem e crescem sem seus pais, muitas vezes pela mãe ter uma gravidez precoce, o pai imaturo não quer assumir. Outras vezes o pai abandona o lar... enfim... é triste uma criança crescer sem seu pai...

(Adolescente, no meio triste.)
Chega a mãe: o que foi filha, pq vc está assim?
Filha: como você sabe mãe, hoje é dia dos pais e eu não tenho um pai para comprar um presente, dar uma lembrança ou até mesmo dizer um EU TE AMO (chora)
Mãe: mais filha eu tenho dado duro, trabalhado muito para nada te faltar, ralo bastante. Tenho sido seu pai e sua mãe...
Filha: eu sei mãe e sou grata à Deus por ter me dado uma mãe assim como vc, mais é diferente, não é a mesma coisa de vc ter seu pai...
Mãe: mais filha
(filha interrompe) filha: mas, mãe acho que seria muito bom se eu tivesse um pai com quem contar...
Mãe: filha, Deus sabe de todas as coisas, quem sabe, é melhor vc não ter um pai, do que ter um que venha te maltratar...
Filha: é verdade!
(saem as duas tristes)

Narrador: tá vendo, é triste, não é? Mais sabe que ela falou algo que é verdade, muitas vezes é melhor vc não ter um pai, do que ter um pai muito ocupado, que põe trabalho, serviço, emprego, e coisas fúteis como prioridade e não tem tempo para a sua família, em vez da família ser prioridade, não! Não tem tempo para sair com a esposa, com a filha, pra ir na praça, no china (ri), é verdade trabalha que nem um escravo e depois fala que não tem dinheiro, vejamos...

(família toda na sala)
Filha: oi pai, chegou cedo hoje!
Pai: oi filha!
Esposa: amor vamos sair no sábado? Há muito tempo Não saímos juntos, em família...
Pai: não querida, fui escalado para trabalhar no sábado!
Filha: mais que escala é esta? Todo sábado vc é escalado! Agente nunca sai ...
Pai: depois agente conversa, estou no horário de almoço, daqui à pouco vou voltar...
Esposa: e nós vamos sair quando?
Filha: pai quero ter fazer uma surpresas nos dias dos pais, quero sair contigo para um lugar muito especial, meu pai...
Pai: filha desculpe te desapontar, mais no dia dos pais eu vou dobrar!
Esposa: chega amor, estou cansada disso, só trabalho, trabalho e mais trabalho, onde fica família e Deus nisto?
(mãe puxa a fila e saem, pai pensa, lamenta e sai)

Narradora: tá vendo, prefere o trabalho, do que momentos de lazer com a sua família, e compromisso de verdade com Deus, em vez de colocar Deus e depois a sua família como prioridade, bota um mísero empreguinho...
Agora vejamos um pior, um pai que não dá carinho e nem amor para sua filha e esposa, que não dá atenção, acha que colocar arroz e feijão em casa é o suficiente, ignorante, esquece que um lar deve também ser alicerçado com amor, carinho, confiança... e não apenas com comida, como se barriga cheia fosse sinônimo de felicidade... Ignorante...

(Pai chega e filha carinhosamente vai falar com ele)
Filha: oi paaaaaaaaai
Pai: oi.
Filha: aconteceu alguma coisa, pai?
Pai: não nada de mais, nada que desrespeite à crianças...
Filha: (triste) pai precisamos conversar à muito tempo que vc não conversa comigo, pelo que eu me lembro de filha pra pai...nunca!
Pai: hei garota, o que vc quer mais, já tem comida em casa, arroz, feijão não te falta.. vc deveria ser muito feliz por isso sabia?
Filha: pai, comida não é tudo... eu preciso de carinho, de atenção, de afeto...
Pai: ah garota mal agradecida, mal criada...amor? afeto? Blá, blá, blá... pra quê?
Que isso traz pra vc, garota?
Filha: traz educação, base, pois, amanha eu terei a minha família e passarei tudo de bom que aprendi com meu pai.
Pai: isto é palhaçada, vc já tem o amor de Deus na sua vida e é mais do importante..
Filha: com certeza, eu amo o meu Deus acima de tudo, Ele sim é o meu pai, O pai, o nosso Pai, mais pai...
Pai: mais nada, não me tira da graça:
Filha: este assunto não vai nos levar a nada, mais quer saber? Vou dar para meus filhos tudo o que não tive, amor, carinho, atenção, afeto, conversas, conselhos, e não apenas arroz e feijão, tudo o que não tive (sai nervosa, triste, irada, mais não rebelde)
Pai: ah menina ingrata!
(pai sai enfurecido)

Narradora: realmente, um ignorante, mas sem mais comentários, agora uma filha que cresce vendo cenas indescritíveis, o pai batendo em sua mãe e a criança indefesa não podendo fazer nada! Como se ainda não bastasse um pai que bate em sua filha, chega meio que embriagado, com problemas e descontas na sua família, na sua filha! Um bruto:

(pai chega meio embriagado)
Filha: pai? Bebeu de novo, pai? Porque isso?
Pai: vc não se meta, deixa de ser abusada!
Filha: mais meu pai eu quero seu bem,
Pai: ah menina abusada, (bate nela)
Filha: (chora): que isso, vc ta maluco, que eu falei de mais?
Pai: falou de mais, te criei muito mau menina!
Filha: ah ta bom, eu que cresci traumatizada vendo vc chegar bêbado e descontar tudo na gente! Cresci vendo vc espancar minha mãe e no dia seguinte ela machucada falava para todos que caiu!
Vc sempre foi bruto, grosso, bêbado.. Nojento, mais eu sempre te amei...
Pai: (com raiva) a menina a educação que eu não te dei vou dar hj...
(sai batendo muito e ela gritando e chorando)

Narradora: não tenho o que dizer! O pior que são retratos de vidas reais, que com certeza alguns destes casos já aconteceu com algum conhecido, familiar ou até mesmo com vc, na sua família, talvez vc hoje poderia está esperando uma peça com um lindo final feliz, o que adianta, se não causar efeito nenhum nos espectadores,então fizemos esta encenação levando como reflexão lares, famílias, pais... filhos. Não sei que tipo de pai é vc, espero que não se enquadre em nenhum destes casos, em nenhum mesmo!
Mais há tempo de mudar! De melhorar, evoluir, de se tornar um bom pai, dá mais atenção a sua família, sua esposa, sua filha, saiba que trabalho passa, damos a vida e quando menos notar, bum! Estamos demitidos, agora momentos com a família não! Estes momentos sim ficarão, momentos de risos, de felicidade, momentos que marcam...
é muito bom ter um pai que dá carinho para seus filhos, atenção; pai, eu não sei como foi o seu pai, mais seja para o seu filho dez vezes melhor do que o seu pai foi para vc! Converse, transmita confiança, não brigue, não bata, não agrida, dê valor, pois família, é um projeto de Deus, plano de Deus... e não tem, nada mais lindo do que ver um lar feliz.

Lembre-se, Lembre-se, Lembre-se o seu filho é o seu retrato, o que vc faz com ele hj se reflete no amanhã!

(A filha no meio da fala da narradora vai para o meio da igreja senta e começa a chorar, chora muito, no final a narradora sai disfarçadamente, a mãe chega abraça a filha seca o rosto dela, em seguida, o pai chega todo se abraçam amorosamente dão as mãos e) falam:

FELIZ DIA DOS PAIS!

Autores: Brane L. Alves

------------------------------------------------------------------------------------

  Personagens: Sete Jovens caracterizados como: Abrão / Sacerdote Eli / Manoá /Rei Saul / Rei Davi / Rei Manasses / Oficial do rei / Narrador. Material: Sete cartazes com as palavras: 1: Ensinar / 2 - Disciplinar/ 3 - Criar / 4 - Não provocar/ 5 - Amar / 6 - Instruir/ 7 - Orar
Cena 1 - Os personagens entram, um após outro, com o cartaz na mão (pode estar escrito atrás do cartaz o que cada um deve falar) e permanecem até o final. O narrador entra e fica num dos lados do palco. Narrador: Você quer ser o melhor pai do mundo? Escute com atenção o que temos a lhe dizer. ABRAÃO - ENSINAR (Entra o primeiro jovem) Eu sou Abraão. Recebi de Deus a promessa de que seria o pai de uma nação. Minha idade já era avançada quando nasceu meu filho Isaque. Foi então que comecei a ver o cumprimento da promessa que o Senhor fizera. A meu respeito, diz a Palavra: "Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e á sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor. E pratiquem a justiça e o juízo..." (o jovem levanta o cartaz com a palavra ENSINAR enquanto o narrador fala.) Narrador = A Bíblia diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar..." Nada deveria ser mais natural para um pai cristão do que ensinar seu filho acerca de Cristo. O pai deve ensinar a seus filhos sobre as coisas espirituais não somente com palavras, mas sobretudo com o exemplo. SACERDOTE ELI - DISCIPLINAR (Entra o segundo Jovem) Eu sou o Sacerdote Eli. Meus filhos fizeram coisas erradas e eu não os disciplinei. Por isso, Deus falou através de Samuel, dizendo: "Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu." (O jovem levanta o cartaz com a palavra DISCIPLINAR.) Narrador = essa é uma das partes mais difíceis da tarefa dos pais. O Pai não obterá êxito na sua missão se não disciplinar os filhos. Muitas crianças têm sua vida destruída pela falta de disciplina. Podem fazer o que querem sem ser repreendidas. O conselho bíblico é: "o que retém a vara, aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina" - Provérbios
1:24 MANOÁ - CRIAR (Entra o terceiro jovem) Eu sou Manoá, o pai de Sansão. Eu não sabia como criar o menino que haveria de nascer; por isso orei ao Senhor, pedindo que me ensinasse. "...E disse: ah, Senhor meu, rogo-Te que o homem de Deus, que enviaste, venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer". (O jovem levanta o cartaz com a palavra CRIAR). Narrador = O grande dever dos pais é criar bem os seus filhos. A Bíblia diz que estes devem ser criados "na disciplina e na admoestação do Senhor" (Efésios 6:4). Para cumprir esta tarefa com êxito, é necessária muita sabedoria. E os pais devem pedi-la ao Senhor, porque Ele o dará. REI SAUL - NÃO PROVOCAR (entra o quarto jovem) Eu sou o rei Saul. Fui o primeiro rei de Israel. Um dia fiquei com tanta raiva que cheguei a jogar uma lança contra o meu próprio filho, Jônatas. "...Pelo que Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa, e neste segundo dia da lua nova não comeu pão, pois ficara muito sentido por causa de Davi, a quem seu pai havia ultrajado." (Jovem levanta o cartaz com as palavras NÃO PROVOCAR). Narrador = Em Efésios 6:4, a Bíblia dez: "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos á IRA   ..." Toda a criança precisa de compreensão e instintivamente, busca isso nos pais. Se ela é rejeitada, ou se os pais não lhe dão atenção, podem estar com isto, provocando-as á IRA   . REI DAVI - AMAR (Entra o quinto jovem) Eu sou o rei Davi. Tive um grande amor pelos meus filhos, mas errei em relação a Absalão, sendo muito tolerante com ele. Quando este filho tentou roubar o meu trono, ainda assim continuei a amá-lo. Ordenei aos meus soldados: "...tratai com brandura o jovem Absalão, por amor de mim". Na sua morte, chorei amargamente: era meu filho e eu o amava. (levanta o cartaz AMAR) Narrador = O sentimento "sou amado como eu sou" é absolutamente essencial para a criança adquirir confiança em si mesma. As crianças precisam sentir e ouvir que são amadas pelos pais e por Deus também. Um pai que ama seus filhos, que encontra tempo para ensinar-lhes sobre Deus e sobre a vida, desfrutará mais da presença e do amor dos filhos quando estes se tornarem adultos. Contudo, o verdadeiro amor também se expressa na disciplina. REI MANASSÉS - INSTRUIR (entra o sexto jovem) Eu sou Manasses e fui rei de Israel. Errei muito, sendo mau exemplo nas coisas espirituais para todo o povo que me seguia. Depois me arrependi e reconheci que só o Senhor era Deus. A meu respeito, diz a Bíblia:"Fez\ o que era mal perante o Senhor, para O provocar á ira. Ele angustiado, suplicou deveras ao Senhor seu Deus...e Deus Se tornou favorável para com ele... então reconheceu Manasses que o Senhor era Deus." (levanta o cartaz INSTRUIR) Narrador = O pai deve instruir os filhos nos caminhos de Deus, pela palavra e pelo exemplo. Não fuja da sua responsabilidade - você é o sacerdote da família. Se o pai não demonstra interesse nas coisas espirituais, quando os filhos atingirem a adolescência, haverá grande possibilidade de eles se afastarem de Deus. OFICIAL DO REI - ORAR (entra o sétimo jovem) Eu sou o oficial do rei e tenho muitos soldados sob as minhas ordens. Mas quando meu filho ficou doente, não tinha meios e nem poder para cura-lo. Fui, então até Jesus e roguei-Lhe, dizendo: "...Senhor, desce, antes que meu filho morra". (levanta o cartaz ORAR) Narrador = O pai crente, conhece a única pessoa que pode resolver o problema dos seus filhos. Por isso, deve orar por eles, sabendo que somente o Senhor pode resolver seus problemas. E isso inclui pecado, doença, drogas, mau relacionamento familiar, más companhias e outros males. Ore sem cessar com e por seus filhos. CONCLUSÃO (um dos jovens ou todos juntos dizem). Papai, queremos dizer-lhe que o amamos e que seguindo estes conselhos, você será O MELHOR PAI DO MUNDO!

Autor Desconhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário